O Novo Hamburgo Rugby Clube passará a se chamar Brummers Rugby

By
Updated: março 25, 2013

 

BrummersA essência é a mesma, a identidade mudou.

A partir de 2013 o Novo Hamburgo Rugby Clube passará a se chamar Blummers Rugby.

A nova identidade está alinhada com o posicionamento estratégico que visa expansão e consolidação do clube como referência no esporte em todo o Vale do Sinos.

O novo nome e a nova marca são homenagens a um valoroso grupo de imigrantes alemães, que antes de se instalarem e colonizarem o Vale do Sinos, lutaram pela Império Brasileiro na Guerra do Prata em 1851.

“Essa iniciativa se deu pela busca constante de melhoria para o Clube e também por identificarmos que o NHRC é um grupo composto por pessoas de diversas partes da região (12 cidades). Conversamos, refletimos e vimos que essa mudança nos ajudaria a ganhar ainda mais força dentro da Região do Vale do Sinos, seja com parcerias com empresas dos arredores, bem como, satisfazer ainda mais o sentimento de pertencimento de todos que aqui participam. Ressaltamos que o NHRC nunca deixará de ser o que sempre foi, um Clube Forte, Aguerrido e Bravo. Estamos assumindo um nome fantasia porém a razão social continurá sendo o nome original.

 Para o novo nome, foi unânime que deveria ser algo que representasse nossa região, que pudéssemos homenagear o povo local. Encontramos nos registros históricos os Brummers, que acabam se encaixando no lema do Clube Forte, aguerrido e Bravo.

 Viveremos um período de transição até colocar a marca no meio em que estamos inseridos, porém, é um primeiro passo de um planejamento de médio e longo prazo que contribuirá muito com a Região do Vale do Sinos.”, Lucas Toniazzo (presidente).

OS BRUMMERS

Origem
Brummer era a designação dada aos cerca de mil e oitocentos soldados germânicos, que foram contratados pelo governo brasileiro em 1851, para lutarem na Guerra do Prata. Esta guerra constitui-se numa disputa de territórios entre Brasil e Argentina.

Durante o período da guerra, os soldados foram submetidos ao embate a batalha de Monte Caseros, onde se derrotou o ditador argentino Rosas, combatendo valentemente, vencendo as tropas das forças inimigas.

Curiosamente, esses soldados vieram da Europa e lutaram pelo Brasil utilizando os mesmos uniformes das campanhas europeias. A denominação Brummer, que significa resmungador, se deu em decorrência das reinvindicações contra precárias condições de vida encontradas durante a vigência do contrato em solo brasileiro, e pelo seu dialeto diferente até mesmo para os demais imigrantes alemães.

Imigração no Vale do Sinos
Com final da guerra as tropas Brummers foram desmobilizadas. Apenas quatrocentos e cinquenta aguardaram o término do contrato engajados no exército, enquanto o restante desertou ou faleceu. Os que permaneceram no Rio Grande do Sul foram atraídos pelos núcleos alemães e pelas novas colônias que se abriram depois de 1850, onde receberam terras.

Os Brummer, por terem um nível educacional superior aos dos colonos alemães da época, se destacaram e exerceram grande influência nos locais onde se estabeleceram; trabalhando como comerciantes, diretores de colônias, professores, jornalistas, advogados médicos ou agricultores. Grande parte das agremiações e clubes fundados no Vale do Sinos e Porto Alegre tiveram forte influências destes imigrantes.

 

Fonte : nhrc.com.br

error: Content is protected !!