Seleção feminina disputa etapa dos EUA do Circuito Mundial de rugby

By
Updated: fevereiro 1, 2013

1

A seleção brasileira feminina de rugby já está pronta para o seu primeiro desafio internacional na temporada 2013. Nesta sexta-feira, dia 1º, as Tupis competem na segunda etapa do Circuito Mundial (WSWS) em Houston, nos Estados Unidos. A primeira rodada foi realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em dezembro de 2012. Participam do torneio as 12 melhores equipes do mundo e um bom resultado em solo norte-americano pode garantir o Brasil nas próximas fases da competição, na China e na Holanda.

As equipes estão divididas em três grupos com quatro equipes cada. As brasileiras estão no C, tendo como adversárias Rússia, Austrália e Japão. Os dois primeiros times estão no top 5 do Circuito e têm como principais características um jogo rápido e um porte físico forte. As japonesas não estiveram na primeira etapa em Dubai, porém, no último confronto direto contra as tupis, na etapa de Hong Kong do Circuito Mundial 2011/2012, a seleção brasileira levou a melhor, com vitória por 14 a 12.

“Rússia e Austrália se encontram em um patamar físico e técnico superior ao da equipe brasileira. Mas em função do trabalho que vem sendo feito, esperamos endurecer o jogo, reduzindo as diferenças no placar em relação aos encontros anteriores. Vencemos o Japão em 2012, mas de lá para cá não as observamos jogar e dessa forma também será um adversário muito difícil”, explica João Nogueira, manager da seleção brasileira.

Os dois líderes de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados avançarão para as quartas de final, enquanto o pior terceiro lugar e os quartos colocados jogarão a Taça Bronze (Bowl). As partidas da fase eliminatória e finais serão disputadas no sábado, dia 2.

A etapa de Houston também servirá como preparação da equipe para o Campeonato Sul-americano de rugby, que será disputado nos dias 23 e 24 de fevereiro, no Rio de Janeiro. O campeão do torneio garante uma vaga na Copa do Mundo de Rugby Sevens (RWCS), marcada para o mês de junho, na Rússia.

Como parte da preparação para o Circuito e para o Sul-americano, a seleção brasileira Feminina de rugby treinou no Núcleo de Alto Rendimento Esportivo do Grupo Pão de Açúcar (NAR-GPA) durante duas semanas. A equipe passou por avaliações de velocidade e fez testes de potência muscular sob a supervisão da equipe técnica do Núcleo, dirigida por Irineu Loturco.

“O Sul-americano é o nosso principal compromisso do ano. Vamos defender uma hegemonia de oito anos e não será nada fácil. Esperamos melhorar tecnicamente nosso jogo nos Estados Unidos e, com isso, fechar um grupo bem preparado para o Rio de Janeiro”, afirma Paula Ishibashi, jogadora da seleção.

Jogos do Brasil nesta sexta-feira (horário de Brasília):

13h26 – Rússia x Brasil
15h48 – Austrália x Brasil
18h32 – Brasil x Japão

Integram a seleção brasileira em Houston:

Angélica Gevaerd – SPAC – SP
Beatriz Futuro – Niterói – RJ
Beatriz Silva – Desterro – SC
Edna Santini – São José – SP
Julia Sardá – Desterro – SC
Juliana Esteves – Bandeirantes – SP
Luiza Campos – Charrua – RS
Maíra Behrendt – SPAC – SP
Mariana Ramalho – SPAC – SP
Paula Ishibashi – SPAC – SP
Tais Balconi – Desterro – SC
Thaís Rocha – SPAC – SP

 

 

 

 

 

Fonte : http://timebrasil.cob.org.br/

error: Content is protected !!