Sobre o Rugby de 7 ´

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Updated: outubro 5, 2012

O objetivo principal do rugby é marcar mais pontos que o adversário. Para isso, é permitido correr com a bola, chutar ou passá-la, porém, nunca para a frente.

Por ser um esporte de contato é permitido “tacklear” ao portador da bola , ou seja, derrubar o jogador que está com a bola a fim de obtê-la para seu time.

Porém, como avançar com a bola sem poder lançá-la para frente? Chutar a bola para frente é permitido, mas se algum jogador da equipe quiser agarrá-la é preciso estar atrás do jogador que a chutou. Esses são os dois maiores desafios do rugby e sem dúvida o que mais atrai seus praticantes. É preciso muito trabalho em equipe para conseguir levar a bola para frente em direção ao gol dos adversários.

Criar e utilizar bem o espaço é fundamental.

Após a saída da partida o jogo está “em aberto”, ou seja, a bola está sendo passada ou chutada entre os atletas.

Como dito anteriormente, só é permitido passar a bola para os lados ou para trás. Se o jogador optar por não passar a bola ele tem duas outras opções: correr com ela ou chutar.Na modalidade Seven entram em campo sete jogadores e a partida é dividida em dois tempos de sete minutos, com apenas um minuto de intervalo.
Existem algumas maneiras de  marcar pontos:

– Try – um try é marcado quando a bola é apoiada no solo na área além dalinha de in-gol do time adversário. Cada try vale 5 pontos.

– Conversão – depois de marcar um try o time pode tentar marcar uma conversão ao chutar a bola sobre o travessão e entre os postes. Cada conversão vale 2 pontos.

– Penalty kick – quando uma falta grave é cometida é marcado um penalty. A equipe que sofreu coloca a bola no local da infração e chuta em direção ao upright. Cada penalty kick vale 3 pontos.

– Drop goal – um drop goal é marcado quando o jogador chuta a bola para o gol. Para que isso aconteça é preciso que a bola esteja nas mãos do chutador e que ela toque o solo antes de ser chutada (não vale chute de bate-pronto). Cada drop goal vale 3 pontos.

O jogo começa com um chute de drop no centro da linha de meio de campo. A equipe que não chutar a bola deve ficar a 10 metros de onde o chute será dado. Já a bola chutada precisa, obrigatoriamente, percorrer no mínimo 10 metros em direção à linha do in-goaladversário. Se isto não acontecer, a bola passa a ser do time adversário.

 

Faltas e impedimento 

As duas faltas mais comuns em um jogo de rugby são o forward pass (passe para a frente) e o knock on.Se ao receber a bola o jogador deixar ela cair para a frente, marca-se um knock on. Como punição, o time adversário tem a chance de cobrar um penalty. Já quando acontece um passe para a frente é formado um scrum no local da infração.No rugby é marcado impedimento quando um jogador está adiantado em relação ao seu companheiro de equipe que está com a bola. Já quando a bola é chutada, esta só pode ser agarrada pelos jogadores do time que estavam atrás do chutador no momento do chute.

Quando uma infração menor é marcada ou há alguma interrupção é formado um scrum (exatamente no local onde ocorreu a infração ou interrupção). O objetivo do scrum é reiniciar rapidamente o jogo de maneira imparcial. Para isso três jogadores de cada equipe se juntam de modo que as cabeças fiquem intercaladas. Dessa maneira é formado um túnel no qual o médio scrum introduzirá a bola para que os jogadores tentem puxar a bola com o pé e empurrem para os outros jogadores da equipe.
Outras importantes fases de um jogo de rugby são o ruck, o maul e otackle. O ruck acontece quando a bola está no solo e um ou mais jogadores das duas equipes que estejam em pé entrem em contato ao redor da bola. Nessa hora não é permitido tocar a bola com as mãos. Os atletas precisam mover a bola com os pés ou podem tentar empurrar os adversários para além da bola.

Um maul acontece quando o jogador que está com a bola é segurado por um ou mais jogadores da equipe adversária e um ou mais atletas da sua equipe entram em contato com ele. A equipe do jogador que está com a bola pode tentar ganhar território empurrando seus adversários em direção à linha de in-goal.

Já um tackle acontece quando o jogador que está com a bola é segurado por um ou mais jogadores da equipe adversária e levado ao solo, isto é, toca o solo com o joelho, senta no chão ou ainda toca em outro atleta que está no solo. Nesse momento o jogador deve soltar a bola imediatamente.

Essas são algumas das muitas regras do rugby. Para conhecer todas elas, acesse os regulamentos da CBRu  e International Rugby Board.

 

Bola

A bola de rugby tem um formato oval e é feita de couro ou de material sintético.  Seu comprimento varia de 28 a 30 cm e a sua circunferência total fica entre 74 e 77 cm. A bola pesa entre 410 e 460 g e sua pressão fica entre 65,71 e 68,75 kPa.

Campo

O campo de rugby tem um formato retangular com comprimento e largura máximos de 110  e 70 metros, respectivamente. Preferencialmente o campo deve ser de grama natural – não é permitido o jogo em superfície dura como asfalto ou concreto.

A linha de meio de campo separa os dois lados. Além desta existem outras quatro linhas no campo – uma de 10 e uma de 22 metros em cada lado. Os postes ficam na in-goal area e têm o formato da letra H, com travessão de 3 metros de altura em relação ao sol e traves verticais distantes entre si 5,6 metros.

Confira abaixo todas as medidas de um campo oficial de rugby.

 

campo
© 2009 ComoTudoFunciona

goal
© 2009 ComoTudoFunciona 

 

 

 

Jogadores

Engana-se quem pensa que para ser um bom jogador de rugby é preciso ter mais de dois metros de altura e pesar acima de 100 kg. Apesar de este ser um esporte de muito contato, há espaço para todos os tipos físicos, que são aproveitados em campo buscando sempre o melhor desempenho individual.

Desta maneira sabemos que os forwards, responsáveis pela recuperação da posse de bola, são tradicionalmente maiores e mais fortes. Por outro lado eles são menos rápidos.  Já os backs precisam correr por todo o campo e por isso são menores e mais ágeis.

 

Equipamentos dos jogadores 

O principal equipamento é um bom par de chuteiras com cravos. Elas são necessárias para a tração que o jogador necessitará em situação de contato. É recomendável também o uso de protetor bucal. Já a utilização de equipamentos acolchoados como ombreiras, protetores de tórax e capacetes devem seguir as normas da IRB – International Rugby Board.

Ao contrário do futebol, no rugby as posições são definidas pelos números nas camisetas.  Os jogadores dividem-se então em duas funções principais: no time, ou você é um forward ou um back.  As posições que apresentamos abaixo são as aplicadas na modalidade Seven que é a modalidade que estará valendo nos Jogos Olímpicos de 2016.

 

Seven
© 2009 ComoTudoFunciona
Posições dos jogadores no Rugby Seven

– Pilares (1 e 2)
São normalmente os jogadores mais fortes e resistentes uma vez que, junto com o Hooker (4) formam a linha de frente do scrum (leia mais sobre asregras na próxima página). Geralmente os pilares (pilar esquerdo – loosehead prop, e o pilar direito – tighhead prop) têm altura parecida.

– Hooker (4)
Também conhecido por “talonador” o hooker possui características físicas semelhante às dos pilares, já que também compõe a linha de frente. O hooker, porém, tem duas grandes funções: é ele que obtém a posse de bola no scrum, além de ser o responsável por lançar a bola para o line-out lateral.

– Scrum-half (meio-scrum) (3)
É o jogador mais importante para o desenvolvimento do jogo uma vez que faz a ligação entre a linha e os forward. Sua principal tarefa é obter a bola de seus forwards e enviá-la aos backs. Para ser um bom scrum-half é preciso dominar muito bem todos os tipos de passes.

 Abertura (5)
Ele é o cérebro da equipe uma vez que toma as decisões de linha. Todas as bolas da linha passam por ele. É preciso ter muita visão de jogo já que o jogador que está nesta posição é quem decide se o time vai defender ou atacar, chutar ou passar a bola, etc. É o jogador mais marcado pelo time adversário.

– Centro (6)
Este jogador está sempre sob pressão, seja no ataque ou na defesa. Deve ser muito bom passador, já que a bola passa pelo jogador central para chegar ao ponta.

– Ponta (7)
O ponta é normalmente quem marca o try. Este jogador é ágil e muito veloz e por isso é menor fisicamente que os outros jogadores do time.

 

 

Os jogadores substitutos 

Na modalidade Seven há sempre três jogadores substitutos. As substituições são, normalmente, permanentes, isto é, uma vez substituído o jogador não volta ao campo. A única exceção é a chamada “blood substitution”. Neste caso o jogador pode voltar ao campo para substituir outro que está sangrando.

 

 

 

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